Publicações/Documentos do CEA e Recomendad@s



Projeto de Lei (PL) Área de Proteção Ambiental (APA) das Lagoas, resultado de debates e ações do movimento ecológico, cujo texto foi elaborado pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA), com subsididios científicos do GEEPAA e da FAURB/UFPel, em 1997/1998, apresentando pelo mandato da Deputada Estadual Cecilia Hypolito (PT).

"O presente projeto de lei é fruto de uma série de estudos, pesquisas, campanhas de educação ambiental, denúncias junto ao Ministério Público, à Prefeitura Municipal, à FEPAM, à Câmara de Vereadores e ações no Poder Judiciário. Sua elaboração contou com a técnicos de vária s áreas, como da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com a participação de uma série de organizações ecológicas não governamentais, como Centro de Estudos Ambientais-CEA (responsável pelo Prêmio Chico Mendes de Melhor Projeto de Educação Ambiental da América Latina em 1995/Mar de Água Doce - PROMAD), Grupo Especial de Estudo e Proteção do Ambiente Aquático (responsável por pesquisas inéditas na região); o Grupo Especial de Estudo e Proteção de Ambiente Aquático - GEEPAA, responsável por uma séries de pesquisas que porporcionoram várias ações capazes de colaborar na preservação do local; a Associação Pelotense de Biólogos - APEB e outras.
Contudo, tais iniciativas não foram e ainda não são suficientes para garantir a preservação dos escossistemas, melhoriar a qualidade de vida da população local, em especial a das comunidades tradionais e impulsionar um crescimento econômico, baseado em um desenvovlimento ecologicamente sustentavel, capaz de não comprometer a vida fuitura na região e no Planeta."

Autores(as)/Colaboradores (as):

- Ábner Gomes - Ass Gab. Cecilia
- Andréia Santos - Arquiteta
- Antônio C. P.Soler - CEA
- Cecilia Hypolito - PT
- Cláudio Santos da Silva - Caldeirão
- Daniel Aquini - Gab. Dep. Cecilia
- Enrique Salazar - GEEPAA
- Eugênio Antunes Dias - APEB
- Giovani Maurício - GEEPAA
- José Gonçalves - PV
- Ivan Robrigues - Gab. Dep. Cecilia
- José Carlos F.Lemos - Arquiteto e Urbanista
- Julio Cesar Botelho - Ambientalista
- Karen Melo da Silva - Caldeirão
- Lair de Mattos - Gab. Dep. Cecilia
- Márcio Midon - FAURB/UFPEL
- Maurício Polidori - FAURB/UFPEL
- Renata Lobato Schlee - CEA
- Renato Pâncaro - PV
- Rogério Ferrer - GEEPAA
- Sinval Farina - CEA / morador do Laranjal




Livreto organizado sobre Centro de Estudos Ambientais (CEA), Buscando a Equidade Socioambiental, 1998.
Em breve.


Livreto do Programa Mar de Dentro, do Governo do Estado do RS, organizado de Sub-Programa de Educação Ambiental, coordenado pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA), 2000.






Livro com diversos artigos sobre os impactos da monocultora de eucaliptos no Bioma Pampa, o qual contou com a colaboração do CEA: "Cultivando a flexibilização do Direito Ambiental, colhendo monoculturas: o Pampa em contraste com a monotonia" (pag. 167), 2008





Dissertação - Marcio André Facin: “O olhar da educação ambiental sobre a participação dos conselhos municipais de meio ambiente na construção de políticas ambientais”, PPGEA/FURG, 2011.



Dissertação - Felipe Franz Wienke: “A influência do conselho municipal de proteção ambiental de pelotas no processo de elaboração de políticas públicas ambientais municipais no período dentre abril de 2008 e abril de 2011”, PGCS/UFPel, 2011.

Baixe AQUI




Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Artigo "Conselhos Ambientais: Considerações Para Fomentar a Educação Ambiental", 2012.




Não é o fogo. É o capitalismo que destrói a Amazônia! Pela Amazônia, pelo Pampa, pela vida! 2019



APEDEMA/RS - Critérios de Caxias












Nenhum comentário: