segunda-feira, 20 de julho de 2020

CEA participa da primeira Assembleia virtual da AEDEMA





Print Screen: Rafael Altenhofen - UPAN



Foi um encontro histórico da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (APEDEMA/RS), não só pela grande participação de entidades filiadas, mas também pelo fato de ter sido a primeira assembleia virtual.
A Assembleia tratou da antipolítica ambiental do governo federal e suas repercussões no estado do RS, sendo esse um grande desafio a ser enfrentado, não só para todo movimento ecológico gaúcho, mas também para as entidades eleitas para coordenação da APEDEMA, para os próximos dois anos, como segue:
Movimento Roessler, de Novo Hamburgo;
Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), de Ijuí; e
Mira Serra, de Guaíba.


Para se juntar a APEDEMA

Podem filiar-se à APEDeMA/RS todas pessoas jurídicas que se conformem com a definição de “Entidade Ecológica”, tal qual definida no X Encontro Estadual de Entidades Ecológicas, a saber:
“Entidade não governamental, supra partidária, sem fins lucrativos, legalmente constituídas que tenham como objetivo estatutário a defesa do equilíbrio do Meio Ambiente, este entendido como constituído por fatores variáveis, químicos, físicos, biológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais. Pesquisa de uma sociedade ecologicamente sustentável”.

Como associar-se?

Para solicitar a filiação, é necessário enviar os seguintes documentos à Secretaria Executiva da APEDeMA (apedemars@gmail.com):
  • ofício assinado pelo representante legal da entidade solicitando filiação
  • cópia do estatuto
  • cópia da ata de fundação
  • cópia da última ata de eleição
As cópias do estatuto e das atas devem ser do documento registrado, não necessitando, contudo, de autenticação.


FONTE: CEA e APEDEMA

sábado, 18 de julho de 2020

CEA: 37 anos de luta ecológica

Hoje, 18 de julho de 2020, faz 37 anos que o CEA, oficialmente, deu inicio a sua militância, com enfase na Educação e no Direito Ambiental!
Uma homenagem a todes que ajudaram a construir essa historia de luta ecológica e de conquistas por um planeta sem injustiça social e sem poluição.
Avancemos!!!


quinta-feira, 25 de junho de 2020

FDAM: Um Ano na Defesa da Democracia Ambiental



Amanhã, 26.06, faz um que o Fórum em Defesa da Democracia Ambiental (#FDAM) foi apresentado publicamente, através de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores.
Um dos objetivos do FDAM é monitorar e ampliar a participação e a aplicação dos meios e canais existentes de participação social na política ambiental, além de colaborar aportando subsídios técnicos e políticos, para aprofundamento do debate, com base nos preceitos da ‘‘Constituição Federal de 88, tratados internacionais e legislação pátria’’.
Participam do FDAM, pessoas, movimentos sociais e instituições diversas como o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Pelotas e Região (SEEB), o Sindicado dos Municipários (SIMP), Centro de Estudos Ambientas (CEA), a Associação dos Servidores da UFPel (ASUFPel), o Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Alimentação (STICAP), a Direção da FAUrb/UFPel, o Coletivo Alicerce, a Associação Hip-Hop de Pelotas, o Instituto Teia, o Instituo Biofilia, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul - Campus Pelotas), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Câmara de Vereadores, a Associação de Consumidores Bem da Terra, a Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPel), o S.O.S. Laranjal, a Caritas de Pelotas, o Instituto Mario Alves (IMA) e partidos políticos.
O FDAM é aberto a todo e qualquer cidadão, movimento social e/ou instituição que apoie a consolidação e o aprofundamento da Democracia Ambiental.

Audiência Pública, com a presença de diversas representações de entidades e movimentos sociais, marcou o lançamento público do FDAM, em 26.06.19. Foto: Câmara de Vereadores de Pelotas.


Audiência Pública, com a presença de diversas representações de entidades e movimentos sociais, marcou o lançamento público do FDAM, em 26.06.19. Foto: Câmara de Vereadores de Pelotas.



Audiência Pública, com a presença de diversas representações de entidades e movimentos sociais, marcou o lançamento público do FDAM, em 26.06.19. Foto: Câmara de Vereadores de Pelotas.